O nosso maior tesouro: o SORRISO | Dicas para Princesas #10

10:30

É sempre com um enorme sorriso que escrevo as minhas rubricas para o Blog da Susana e também para vocês, meninas!!

Princesas, o nosso sorriso, é o nosso segredo. Que cuidados devemos ter com a nossa higiene oral?! Por vezes, sinto que existem pessoas que nasceram com a estrelinha e têm tudo no sítio: dentes brancos, sorriso perfeito, enfim parecem princesas intocáveis, mas sinceramente acho que isto só acontece mesmo em sonhos.
Aquilo que eu mais adoro na vida é rir! Acho que sorrir desde as pequenas às grandes coisas, é o melhor que levamos deste mundo!

Confesso-vos, era super preguiçosa com a minha higiene oral, até começarem a surgir os problemas com os meus dentes: dores (quem já as teve sabe bem do que falo e quem não as teve por favor tente evitá-las ao máximo, é do pior que há); cáries; dentes do siso para arrancar porque estavam a estragar os outros; pigmentação nos dentes; dentes a serem tratados para serem desvitalizados (ou seja, o dente perde “vida”). A minha sorte é que estou bem entregue. A uma médica excelente, querida, com uma paciência incansável para me aturar nas horas de maior aflição.

Adiante, vamos ao que interessa .. vou dar-vos alguns conselhos úteis sobre higiene oral e prevenção de um dos principais problemas relacionados com os dentes.
Ir ao higienista oral de 6 em 6 meses para fazer uma destartarização, ou seja, remover o tártaro dos dentes é essencial. Confesso é o que mais odeio fazer e talvez por isso vos alerto para este problema. Sinto uma sensibilidade horrível e dá-me vontade de saltar da cadeira e bater no higienista, mas agarro-me à cadeira, foco-me no resultado final e aguento! Algumas pessoas podem sentir mais sensibilidade ou dor (definitivamente eu sinto), devido à remoção do tártaro ser próxima da gengiva. Fazer a rotina anual do dentista também é importante ou então aproveitar a ida ao higienista e passar pelo/a dentista (é o meu hábito agora, confesso).

Para PREVENIR:
ü  Antes de escovar os dentes remover o máximo de comida que estiver entre os dentes com ajuda do fio dentário ou escovilhões (prefiro escovilhões, mais prático);

(os dois primeiros são fios, sendo que o primeiro é o meu preferido, limpa melhor e deixa um cheiro a menta; os outros são os escovilhões (marca GUM))

ü  Após a passagem do fio, uma boa escovagem diária (os dentes devem ser escovados de manhã, à noite e de preferência após as refeições principais – cada escovagem deve durar 2min aproximadamente);

Tenho sempre 3 pastas à escolha, mas prefiro sempre a da Elgydium protecção das gengivas (anteriormente até utilizava para braquear). Em relação à escova, normalíssima da Kin. Se bem que da ultima vez que fui ao higienista aconselhou-me as automáticas da oralB e fiquei tentada (devido ao processo de escovagem ser muito mais eficaz)

ü  Após escovar é aconselhado utilizar um elixir para prevenção de cáries e acumulação de placa bacteriana (bochechar cerca de 15 segundos e deitar fora)

(este é um dos exemplos cá de casa mas eu utilizo o da Elgydium anti-placa (mas deitei fora o papel que rodeava a embalagem))

Por fim, para não esquecer e porque é mesmo muito importante que na nossas malas conste este material uma pergunta:
Quem come fora de casa ao almoço como faz para continuar com um sorriso contagiante? KIT dentes SOS!

Este é meu KIT SOS (a escova foi comprada e os escovilhões também. Em relação à pasta e ao elixir confesso que foi a minha dentista que me ofereceu uma amostra na minha última consulta. Mas nem tudo e mau. O frasco do elixir dá para ser reciclado, ou seja, gasta-se, coloca-se mais. Em relação à pasta, existem kits preparados).

Duvidas, já sabem, comentários e coloquem à Susana que eu ajudo!
Um enorme beijinhoooooo princesas,

You Might Also Like

4 comentários

  1. Adorei o post. Está muito bem construido.
    Um mega beijo para as duas.

    http://blogsimplethingsofmylife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Ótimas dicas! Sempre importante cuidar do sorriso :)
    www.malusilva.com.br

    ResponderEliminar
  3. Adorei este post, dicas excelentes! Boa!

    Beijinhos *
    http://xlittlebitof.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Like us on Facebook

Youtube da Princesa


Popular Posts